Connected Retail. Connected Retail.
Connected Retail.

IoT no Retalho

IoT no Retalho

IoT revoluciona Retalho

A Internet das Coisas (IoT) promete mudar o retalho para sempre, conectando pessoas, objetos e dados para benefício dos clientes, dos funcionários e dos negócios, através de canais, operações e da sociedade.

Sistemas ativados para IoT podem rastrear e comunicar com produtos através de todo o ciclo de vida, desde o desenvolvimento à distribuição, às vendas, consumo e reabastecimento – e mais além. Além disso, o crescimento de serviços IoT integrados irá influenciar os modelos de entrega no retalho em termos de design, preço e valor. O potencial de combinar produtos e serviços é imenso.

Eis alguns exemplos: os pacientes poderão receber cuidados médicos individualizados com base nos dados fornecidos por dispositivos wearable. Os compradores poderão rastrear os produtos de mercearia até à origem para validar a sua qualidade e impacto ambiental. Por fim, as roupas podem dizer-nos quando precisam de ser lavadas – e que programa usar.

Do ponto de vista da produção e da cadeia de fornecimento, os fluxos de informação melhorada da IoT podem ajudar a eliminar ineficiências em toda a cadeia de valor. Os dados de vendas entram mais rapidamente no processo de produção, ajudando a poupar energia e materiais, acelerando o reabastecimento e eliminando o esgotamento de stocks. Os princípios da produção just-in-time estão a ficar ao dispor de negócios de todo o tipo e dimensão. Entretanto, a experiência do cliente vai melhorar à medida que a disposição dos artigos nas lojas é adaptada em consonância com um comportamento de exploração monitorizado mais de perto.

Com a tecnologia IoT da Fujitsu, os retalhistas podem agora executar aplicações piloto direcionadas para melhorar a experiência do cliente, provar ganhos de eficiência e aferir o impacto da IoT no seu negócio. A Fujitsu pode também ajudar os clientes a escalar aplicações desde a Prova de Conceito até ao rollout completo e execução do serviço.

Leia mais